segunda-feira, 26 de abril de 2010

REVISTA DA SEMANA - 1957

Pra encerrar o assunto - Carnaval 1957 -
Materia e gravura publicada na Revista Da Semana - 09/03/1957





CAPA REVISTA MANCHETE - 1957

Wilza Carla, a Rainha do Carnaval 57 apareçeu em vários jornais e revistas. Separei algumas pra postar como a capa da Revista Manchete de 09 Março de 1957.





domingo, 25 de abril de 2010

DESFILE DAS GRANDES SOCIEDADES

Realizado na terça-feira gorda de carnaval, o Desfile Das Grandes Sociedades mobilizou milhares de pessoas se deslocaram para a Avenida Rio Branco. Durante muitos anos esse foi o maior espetáculo do carnaval carioca. Mesmo no auge da festa popular brasileira, quando o carnaval era bem diferente disso que ai está, o desfile das sociedades era o fecho de ouro do carnaval. Mas as sociedades foram naturalmente acompanhando a agonia da nossa outrora - festa máxima - e hoje são uma sombra pálida do que foram. Mas assim mesmo o entusiasmo popular continua firme.
A Rainha do Carnaval, Wilza Carla abriu o desfile em um carro chamado "Carnaval Sobre Ondas" da A.C.C. ( Associação dos Cronistas Carnavalescos )
Revista Da semana - 19/03/1957




CARNAVAL DE SÃO PAULO - 1957

Wilza Carla fez grande sucesso em São Paulo, o que era de se esperar, pois a ex-Rainha dos Comerciários carioca elevada agora às alturas de Rainha do Carnaval, foi sm dúvida uma das figuras mais imprssionantes que tramitaram nesta e na capital paulista neste ano. Na Paulicéia, tudo que era mais representativo na sociedade planaltina apareceu para abraçar a conhecida artista.
O Mundo Ilustrado - 06/03/1957










BAILE DO MUNICIPAL - 1957

A grande atração do baile de gala do Municipal continuou a ser o concurso de fantasias. Se aumenta o número de concorrentes, tambem crescem as reclamações, a confusão, etc . . . - Revista Aconteceu - Abril 1957





sábado, 24 de abril de 2010

BAILDE DO COPACABANA PALACE - 1957

Um baile bem organizado, talvez o mais animado do carnaval, marcou o primeiro encontro da "gente bem" com Rei Momo. Alegria sadia, animação, sem excessos e organização foram as caracteristicas da festa do Momo nos saloes do Copacabana Palace, tendo os foliões contribuido ainda com fantasias bastante bonitas.
Mundo Ilustrado - 06/03/1957 - foto : Wilza Cala e Carlos Gil



BAILE DO MARACANÃZINHO - 1957

Festa animada que marca a chegada do Rei Momo, teve lugar no Maracanãzinho e foi realizada sob os auspícios de nossos colegas do " Diario de Noticias", que lhe deram o nome de Noite Popular e sonde a Rainha do Carnaval, Wilza Carla, fez sua primeira aparição em público, após a conquista do cêtro da folia.
Mundo Ilustrado - 06/03/1957 - segue algumas fotos da festa





sexta-feira, 23 de abril de 2010

RAINHA DO CARNAVAL - 1957 - A COROAÇÃO

Como já era previsto, Wilza foi eleita e coroada no Baile de Coroaçao da Rainha do Carnaval 57

"Wilza Carla foi a figura Central do carnaval, sem dúvida alguma. Uma bela rainha, tanto que o Rei Momo ficou tão embevecido, que se convenceu de que era realidade. Entretanto, Wilza resolveu ser rainha à Maria Antonieta, tanto que foi cortejada por figurões da política, um dos quais - a principal dor de cabeça de Carlos Lacerda - segundo dizem, esta apaixonadíssimo por ela. Pelo visto, Wilza - a ex-comerciária - gostou do título e vai longe ..." - Revista do Rádio - abril/1957








RAINHA DO CARNAVAL - 1957 - (prévia)

Wilza começou o ano de 1957 como a concorrente favorita do concurso Rainha Do Carnaval, como mostra artigos da revista Careta em fevereiro de 1957

Prossegue na séde da Associação dos Cronistas Carnavalescos a apuração de votos para a eleição da Rainha do Carnaval de 1957. Nas novas contagens, Wilza Carla, que na primeira apuração ficara em sétimo lugar, passou para a vanguarda, com 21.900 votos . . . (Careta - 09/02/1957)

A estas alturas da contagem parece que a vitória será de Wilza Carla, cabendo a segunda colocação a Ely Silva, que são na verdade, e sem desmerecer as outras candidatas, as duas aspirantes mais credenciadas ao título. Wilza é mais teatral do que Ely, o que muito agrada à torcida do gênero. Sendo mais "posuda" do que a sua mais forte concorrente, ela vai levando . . . (Careta - 27/02/1957)





A VEDETE - 1956

Ainda em 1956 Wilza Carla estreou no teatro de revista, dando início a uma vitoriosa carreira de vedete.

segue matéria publicada na revista - Clube Dos Artistas - dezembro 1956

"Artigo Do Dia" é uma revista escrita por De Chocolat, com música de Guilherme Pereira e coreografia de Waldemar Rodrigues. Apresentando elenco de primeira grandeza, comandado por Rose Rondeli e mais : La Rana, Rene Mara, Rosita Lopes, Riva Ketter, Wilza Carla Suzy Montel, Noêmia Silva, Tiririca, Carlos Gi e mais 10 girls com o Ballet Tito Willian

GENIVAL É DE MORTE - 1956

O longa "Genival É De Morte", dirigido por Aloisio de Carvalho em 1956, trazia no elenco além de Wilza Carla nomes de peso como : Teresa Raquel, Zé Trindade, Ronaldo Lupo, Perpétuo Silva, entre outros.
"Depois do sucesso de "Trabalhou Bem Genival", resolvi fazer um novo filme, focalizando o mesmo personagem, aproveitando como tema uma história original de Daniel Rocha." - Radiolandia 31.12.1955

Em breve o filme estara disponível aqui para download.
Segue abaixo cenas do filme com Wilza Carla e Ronaldo Lupo.












quinta-feira, 22 de abril de 2010

CINEMA E TEATRO - 1955/1956

Durante o ano de 1956, com toda a publicidade obtida com seu primeiro filme "Chico Viola Nao Morreu" e o título de Rainha dos Comerciários, Wilza recebeu novos convites para o cinema. Teve pequenas participaçoes nos filmes "Angu De Caroço" e "Leonora Dos Sete Mares". Depois foi convidada por Ronaldo Lupo para filmar a dobradinha : "Trabalhou Bem, Genival" e "Genival É De Morte".
Tambem ingressou no teatro de comédia e fez com Dulcina "A Comédia Do Coração".

Segue algumas fotos do ano de 1956 :
1 - Marly Sorel, Wilza Carla e Agnes Fontoura na festa de premiação : Miss Cinelandia 1955 - publicada na revista Cinelandia / janeiro 1956
2 - Notinha na Revista do Rádio - publicada em abril 1956
3 - Wilza no Baile Das Atrizes 1956 - publicada na revista Cruzeiro - 23/02/1956



quarta-feira, 21 de abril de 2010

RAINHA DOS COMERCIÁRIOS - 1955 (parte 2)

Matéria publicada na revista - O Mundo Ilustrado - 07 de Novembro de 1955

Revestiu-se de brilho invulgar o concurso para a eleição da Rainha dos Comerciários, durante a qual foi coroada a vitoriosa srta. Wilza Carla Pereira da Silva. Foram coroadas na mesma ocasião as seis princesas que integram a côrte da nova soberana dos comerciários. No grandioso baile de encerramento do concurso foi a vencedora coroada pelo Ministro do Trabalho, sr. Alecastro Guimarães, sob vibrantes aclamações de centenas de pessoas que lotavam completamente o amplo salão da Associação dos Empregados do Comércio






RAINHA DOS COMERCIÁRIOS - 1955 ( parte 1 )

Uma das primeiras aparições de Wilza Carla na imprensa, foi em 1955, quando concorreu ao posto de Rainha Dos Comerciários.
Acho que por verdadeira falta de assunto, estes concursos tinham ampla cobertura na época, como nesta matéria apresentando as concorrentes, publicada na revista : CIS ( Revista Da Comissão Do Imposto Sindical ) em junho de 1955.
Segue parte do texto e fotos da matéria :

A escolha da "Rainha dos Comerciários" de 1955 está despertando o maior interesse. O vespertino " A Noite" em combinação com o Sindicato dos Lojistas do Distrito Federl esta organizando o sensacional concurso que, cada dia que passa, reune maior número de candidatas. Como não pode deixar de ser, as jovens comerciárias cariocas estão animadíssimas, cada uma trabalhando com maior interesse para conseguir o título de representante máxima da classe.
É uma iniciativa por demais simpática esta de eleger-se a "Rainha dos Comerciários", que representará uma classe que produz, que trabalha, que mereçe de nossa parte todo o respeito e consideração. Até fins de outubro estará eleita a "Rainha dos Comerciários" de 1955. E, imediatamente será feita sua coroação, numa festa de gala, que reunirá representantes de grande e laboriosa classe.